O QUE É?

A reabilitação funcional do soalho pélvico inclui modalidades terapêuticas como o biofeedback ano-rectal. O biofeedback ano-rectal consiste no treino muscular localizado em que a consciencialização muscular ano-rectal é dada ao doente por sinais visuais ou auditivos. O que é que isto significa? Nas sessões de biofeedback ano-rectal o doente aprenderá (com autonomia crescente) a ouvir ou ver num monitor as suas respostas musculares às indicações que lhe são fornecidas (contrair / relaxar por exemplo) pelo profissional de saúde. Assim sob supervisão profissional habilitada, o doente torna-se capaz de compreender e treinar a força e a sensibilidade do seu soalho pélvico.

PARA QUE SERVE?

Algumas das indicações do biofeedback anorretal incluem o tratamento da contração ano-rectal paradoxal, o tratamento da incontinência fecal, da dor retal crónica, da proctalgia fugaz, da úlcera solitária do recto.

COMO SERÁ O EXAME?

Este exame realiza-se com o doente deitado de lado, introduzindo no ânus uma sonda específica. O doente visualiza no monitor as variações de pressão no canal anal e no reto e é realizado treino específico para a sua patologia. Este treino é realizado com o doente acordado, sendo habitualmente bem tolerado. São programadas em média 4 a 8 sessões terapêuticas (habitualmente 2 sessões semanais de cerca de 20 minutos cada).

Antes do biofeedback ano-rectal, não necessita de jejum. O doente deve fazer uma limpeza rectal retrógrada (pelo ânus). É realizado toque rectal com lubrificante antes da introdução da sonda.