O QUE É?

A manometria é uma técnica de diagnóstico incluída nos estudos funcionais que permite avaliar a fisiologia ano-rectal. Na última década a manometria ano-rectal sofreu um grande desenvolvimento com a manometria de alta de resolução que tornou mais compreensível e intuitiva a fisiologia e dinâmica ano-rectal e os seus mecanismos de doença.

PARA QUE SERVE?

As principais indicações para a manometria ano-rectal são o estudo da incontinência fecal, o estudo da obstipação crónica e a avaliação de alguns casos pré e pós-cirúrgicos ano-rectais.

COMO SERÁ O EXAME?

Este exame realiza-se com o doente deitado lateralmente. É introduzida uma sonda com um número variável de sensores e com um balão acoplado – serve para avaliar a força muscular (pressão), avaliar a integridade dos circuitos nervosos (reflexos ano-rectais) e avaliar a sensibilidade ano-rectal. Serão dadas algumas indicações ao doente sobre manobras musculares (como “agora contrair” e “por favor relaxar”) a realizar ao longo do procedimento.

O exame dura em média 30 a 45 minutos e é bem tolerado, não necessitando de sedação.

Antes da manometria ano-rectal, não necessita de jejum. O doente deve fazer uma limpeza rectal retrógrada (pelo ânus). É realizado toque rectal com lubrificante antes da introdução da sonda.