O QUE É?

A pHmetria esofágica de 24h é um exame complementar de diagnóstico que permite analisar o pH (grau de acidez) do refluxo do estômago para o esófago. Mais recentemente adicionou-se a este estudo a impedância, que permite analisar todos os episódios de refluxo do conteúdo do estômago para o esófago (ácido, não ácido ou até de gás).

PARA QUE SERVE?

A pHmetria esofágica de 24h permite diagnosticar a doença do refluxo gastro-esofágico e associar os seus sintomas (como a azia) a episódios de refluxo.

QUE CUIDADOS DEVO TER ANTES DO EXAME?

Para realizar a pHmetria esofágica deve estar em jejum pelo menos 4 horas antes do exame. Pode ser necessário parar medicamentos que diminuem a acidez do estômago, como os inibidores da bomba de protões (ex: omeprazol, esomeprazol, pantoprazol, rabeprazol, lansoprazol). Aconselhe-se com o seu médico para saber se necessita de parar alguma medicação.

COMO SERÁ O EXAME?

Habitualmente a pHmetria esofágica realiza-se após uma manometria esofágica (cujo texto explicativo pode encontrar aqui). A manometria esofágica permite identificar a melhor localização para colocar a sonda de pHmetria.

A pHmetria esofágica consiste na introdução de uma sonda muito fina (um tubo de plástico) por uma das narinas. Ficará com a sonda colocada durante 24 horas para permitir registar o refluxo existente nesse período e a sua acidez. A sonda é fixada por exemplo ao nariz, face ou orelha para garantir que não se move durante as 24 horas. A sonda encontra-se ligada a um pequeno aparelho portátil que regista o refluxo e no qual poderá introduzir várias informações: quando começa e termina uma refeição, quando se deita ou levanta, quando sente sintomas, entre outros. Ser-lhe-ão fornecidas informações sobre como usar o aparelho.

É importante que durante as 24h do exame faça a sua vida normal. Não poderá tomar banho durante essas 24h para não danificar o aparelho portátil. Passadas as 24 horas deve regressar ao local do exame para ser retirada a sonda.

Não é possível realizar este exame com anestesia ou sedação uma vez que é necessária a sua colaboração durante o exame.

QUE RISCOS ESTÃO ASSOCIADOS A ESTE EXAME?

A colocação da sonda de pHmetria não é habitualmente dolorosa por se tratar de uma sonda extremamente fina. No entanto, raramente, pode causar algum desconforto ou náusea na sua passagem pelo nariz e garganta, podendo ser utilizada uma anestesia local. Raramente pode ocorrer um ligeiro sangramento no nariz ou tosse irritativa, que são autolimitados. Se a sonda sair acidentalmente durante as 24 horas do exame, guarde-a bem acondicionada, aponte a hora em que ocorreu a saída e regresse ao local do exame com todo o equipamento logo que possível.